domingo, 17 de fevereiro de 2008

Biocombustiveis

O preço do trigo na bolsa mercantil de Chicago (a mais importante bolsa de matérias primas do mundo), duplicou no espaço de seis meses. Em Julho de 2007 estava pouco acima dos 5 dólares e no princípio de Fevereiro de 2008, atingiu o valor de 10,33 dólares.

Este aumento tem consequências no custo de diversos produtos alimentares, nomeadamente os da indústria de panificação e a ele não será estranho uma preferência dos produtores de cereais pela produção de milho.

No caso do milho, as razões para o aumento da sua produção e do seu preço, têm a ver com o incremento da sua procura em países como a China e a Índia e principalmente, o interesse dos produtores de biocombustiveis na sua utilização.

O aumento do preço do milho tem como resultado directo o aumento do preço dos alimentos em cuja composição entra, o que acaba por influenciar o preço do leite e da carne, especialmente de bovino.

Em Portugal, os últimos dados apontam para um aumento de cerca de 15% no preço do leite nos últimos meses.

Parece que ganham fundamento os avisos daqueles que chamaram a atenção de que os biocombustiveis, não viriam resolver os problemas energéticos da humanidade, bem pelo contrário, iriam contribuir para o aumento dos preços dos alimentos, provocar a fome e contribuir para graves desastres ambientais, com a criação de grandes extensões cultivadas com produtos para a industria dos biocombustiveis.

Sem comentários:

Contribuidores